Estava na estrada, e mais por Karma do que por
interesse, olho para todos os caminhões que encontro.
A Empresa....se as molas estão arriadas (carregado ou
desmantelado ?).... com o preço do pneu ainda tem gente que suspende eixo e
deixa o pneu bater no chão... maçaricos laranjas por ai, os nossos Scanias eternos
Heróis do Porto...
Mas enfim, não é nada disso que eu queria falar...
O que achei engraçado e depois triste foi ver o nome de uma
empresa estampada em uma carreta bonita: "SEM FUROS"
Quando eu estava quase me divertindo com o nome, bateu uma
tristeza.
O nome da empresa é engraçado ou traz um complexo de
vira-lata do Setor?
Ele está dizendo que a empresa dele não falha, ou está
dizendo que todo mundo "fura", mas ele não?
Bom, todo mundo fura, falha, atrasa, e decepciona; inclusive
quem contrata, e quem recebe a carga.
O Transportador promete o que não pode cumprir, e o cliente
exige o que não pode ter; o cliente final acredita em todo mundo e depois briga
com todo mundo.
O famoso Transit-time (que
é diferente do conceito de lead time, mas isso é outro assunto) pode ser o
mesmo ano após ano? Não.
Veja:
- As estradas são menos ruins, ajuda
- Mais e mais e mais congestionamentos, atrapalha
- Maior profissionalismo no Setor, ajuda
- O custo aumentou, tem de consolidar mais, atrapalha
- Mais tecnologia, ajuda
- Estoques giram mais, entregas mais fracionas, atrapalha
A conclusão é que o Transit-time não pode ser estático, as
empresas deveriam ser mais dinâmicas e cooperativas no planejamento. Fixar o
tempo de entrega e dizer pro Transportador se virar, é mais ou menos a mesma
coisa o que disse aquele famoso jogador de futebol, daquele famoso time:
"Eles fingem que me pagam e eu finjo que jogo"
Muitos Abraços e Obrigado aos improváveis leitores que clicaram por aqui mais
de 20 mil vezes!
Douglas
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