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O que é ‘omni-channel’ na Logística? Sabe o que é ‘bricks-and-mortar’?


Pois é, parece que quando o povo sossega com os conceitos, chega alguém e coloca mais alguns. Estudiosos, curiosos, ou gente comum que trabalha com logística de repente faz aquela cara de “Claro que sei” (mas na verdade está perdidinho...).

Não é que a gente tem de sentar em cima do que sabe, não que a coisa toda não evolua, mas quando você vira as costas um minuto e vai trabalhar, aí alguém te pergunta: o que acha do ‘omni-channel’ x vendas o line x ‘bricks-and-mortar’

“Veja bem... claro..... é a evolução... estamos aí...”

Tudo bem, tenho dois Pós-Docs na área e meio que aconteceu comigo.
Eu de fato sabia que o Wal-Mart, por exemplo, há um tempo vinha estudando juntar todos os seus canais de venda e cercar completamente o consumidor, utilizando até corredores de suas lojas para guardar produtos vendidos na web. Eu sabia que muitas lojas de shopping estavam virando ‘show room’ e se quisesse comprar algo menos óbvio, vai de multi-chanel, ou seja, vai mesmo na internet porque no ‘bricks-and-mortar’ o produto não está.

Entendeu? Simples, usa o ‘Omni-channel’ da sua loja e compra como for mais fácil.

Não é simples? É sim, vamos lá:

Bricks-and-mortar: é a loja física. Você sai de casa e vai ao shopping (Paulistano vai mesmo!), entra na loja ou no mercado, compra põe na sacola e leva pra casa.

Através do ‘Multi-Chanel’ você decide se compra on line e recebe em casa, ou se olha na internet e compra na loja e segura o produto na mão no momento que compra; ou ainda faz ao contrário, vai na loja, segura e olha, volta pra casa e compra on line.

‘Omni-channel’ é tudo isso e mais um pouco. O conceito simplificado de omni é todas as formas (Do Latim: omne: todo; inteiro).

Graficamente e com licença poética:


A evolução nos conceitos de tempo do nosso tempo, onde:
  1. *      Pré-História: 10 anos atrás
  2. *     Um Tempão atrás: 5 anos
  3. *      Quase ontem: no ano passado
  4. *      Ontem: Hoje
  5. *      Quase hoje: Amanhã (ou daqui uns meses será totalmente realidade)


Assim não se culpe se não sabia o conceito e não se considere um idiota se achou complicado.

Em suma e simplesmente:

Omni Chanel é o recurso que grades empresas utilizam para vender o produto por qualquer canal: representantes pessoas físicas ou jurídicas, lojas, on line, impressora  3D.....; e então disponibilizar o produto por qualquer canal para entregá-lo.

Exemplos: Você compra on line e vai buscar na loja, compra na loja e recebe em casa; compra na loja e retira em uma caixa postal, compra on line e eles colocam no porta malas do seu carro em um horário e local determinado por você; compra com um representante através de um catálogo e retira na estação de trem; um drone... bem... você já entendeu.

O Conceito de Logística Omni-channel’ nada mais é do que viabilizar a venda e acesso do comprador por meio da utilização de todos os canais disponíveis de uma ampla e eficaz rede simultânea de armazenagem, movimentação e distribuição, integrando a rede física com avançadas ferramentas de tecnologia de informação e otimização.

Começam a fazer sentido a utilização do RFID, geladeiras e prateleiras inteligentes, que compram sem que você peça; a ‘Rede’ que através do estudo de seus hábitos te avisam o que você deseja (!); e onde é melhor e mais barato comprar; etc...etc...etc...

O conceito é esse, e aos profissionais de logística cabe a execução... vai ser divertido

Obrigado e Abraço e ao improvável leitor


Douglas

Comentários

  1. Tava ancioso por um post novo, nunca ouvi falar destes conceito, mais achei incrivel como a logistica caminha a passos largos, a todo momentos são novas teorias, conceitos, ferramentas , é incrivel...

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