Pular para o conteúdo principal

O que é ‘omni-channel’ na Logística? Sabe o que é ‘bricks-and-mortar’?


Pois é, parece que quando o povo sossega com os conceitos, chega alguém e coloca mais alguns. Estudiosos, curiosos, ou gente comum que trabalha com logística de repente faz aquela cara de “Claro que sei” (mas na verdade está perdidinho...).

Não é que a gente tem de sentar em cima do que sabe, não que a coisa toda não evolua, mas quando você vira as costas um minuto e vai trabalhar, aí alguém te pergunta: o que acha do ‘omni-channel’ x vendas o line x ‘bricks-and-mortar’

“Veja bem... claro..... é a evolução... estamos aí...”

Tudo bem, tenho dois Pós-Docs na área e meio que aconteceu comigo.
Eu de fato sabia que o Wal-Mart, por exemplo, há um tempo vinha estudando juntar todos os seus canais de venda e cercar completamente o consumidor, utilizando até corredores de suas lojas para guardar produtos vendidos na web. Eu sabia que muitas lojas de shopping estavam virando ‘show room’ e se quisesse comprar algo menos óbvio, vai de multi-chanel, ou seja, vai mesmo na internet porque no ‘bricks-and-mortar’ o produto não está.

Entendeu? Simples, usa o ‘Omni-channel’ da sua loja e compra como for mais fácil.

Não é simples? É sim, vamos lá:

Bricks-and-mortar: é a loja física. Você sai de casa e vai ao shopping (Paulistano vai mesmo!), entra na loja ou no mercado, compra põe na sacola e leva pra casa.

Através do ‘Multi-Chanel’ você decide se compra on line e recebe em casa, ou se olha na internet e compra na loja e segura o produto na mão no momento que compra; ou ainda faz ao contrário, vai na loja, segura e olha, volta pra casa e compra on line.

‘Omni-channel’ é tudo isso e mais um pouco. O conceito simplificado de omni é todas as formas (Do Latim: omne: todo; inteiro).

Graficamente e com licença poética:


A evolução nos conceitos de tempo do nosso tempo, onde:
  1. *      Pré-História: 10 anos atrás
  2. *     Um Tempão atrás: 5 anos
  3. *      Quase ontem: no ano passado
  4. *      Ontem: Hoje
  5. *      Quase hoje: Amanhã (ou daqui uns meses será totalmente realidade)


Assim não se culpe se não sabia o conceito e não se considere um idiota se achou complicado.

Em suma e simplesmente:

Omni Chanel é o recurso que grades empresas utilizam para vender o produto por qualquer canal: representantes pessoas físicas ou jurídicas, lojas, on line, impressora  3D.....; e então disponibilizar o produto por qualquer canal para entregá-lo.

Exemplos: Você compra on line e vai buscar na loja, compra na loja e recebe em casa; compra na loja e retira em uma caixa postal, compra on line e eles colocam no porta malas do seu carro em um horário e local determinado por você; compra com um representante através de um catálogo e retira na estação de trem; um drone... bem... você já entendeu.

O Conceito de Logística Omni-channel’ nada mais é do que viabilizar a venda e acesso do comprador por meio da utilização de todos os canais disponíveis de uma ampla e eficaz rede simultânea de armazenagem, movimentação e distribuição, integrando a rede física com avançadas ferramentas de tecnologia de informação e otimização.

Começam a fazer sentido a utilização do RFID, geladeiras e prateleiras inteligentes, que compram sem que você peça; a ‘Rede’ que através do estudo de seus hábitos te avisam o que você deseja (!); e onde é melhor e mais barato comprar; etc...etc...etc...

O conceito é esse, e aos profissionais de logística cabe a execução... vai ser divertido

Obrigado e Abraço e ao improvável leitor


Douglas

Comentários

  1. Tava ancioso por um post novo, nunca ouvi falar destes conceito, mais achei incrivel como a logistica caminha a passos largos, a todo momentos são novas teorias, conceitos, ferramentas , é incrivel...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Warehousing: Project vs. Start-up. Por que falha e como errar menos?

  English and Portuguese I'm not talking about pallet in/out here—if we mess that up, it's because things are really bad. That means everything went wrong: the proposal, the planning, the project, and the execution. The more complex the operation, the stronger Murphy’s Law hits. Believe it and accept it— something will go wrong. But why? I’ll try to answer that and give you some tips to help minimize the damage and avoid a full-blown crisis. There are a lot of steps, and each one is complex and risky. Let’s walk through them and try to understand where things go wrong—or why we hit a wall—always from the perspective of the logistics operator. 1. The Project A complex operation needs a complex project. It’s not just about sizing space, racks, and people. Important: the proposal and engineering need to deliver at least 90% of the final project—otherwise, you’ll either blow the budget or doom the implementation. Leadership has to be defined on day one . A classic ...

Um aspecto da logística ponta a ponta que poucos veem

Se pensarmos em uma verdadeira logística ponta a ponta, tem uma etapa que poucos conseguem ver. Vamos exemplificar com um caso clássico: o produto sai de uma fábrica em algum lugar da China para a sua casa em São Paulo. Claro, Logística totalmente integrada planejada e executada pela Maersk (#alltheway) De uma fábrica em uma cidade do interior da China, para um Centro de Consolidação e Distribuição (DC), container carregado vai para um depósito de containers (Depot), e então para o porto de Xangai, e aguarda o momento para ser carregado em um Navio para Itapoá em Santa Catarina/Brasil (baita incentivo fiscal que justifica o acréscimo de transporte), de lá vai para um Depot, aguarda o desembaraço, descarregado e vai ao piso, a carga então é consolidada (ainda no Depot), carrega em caminhão, aí pode ir direto ao DC em São Paulo, ou ao um retailer; ou ainda para um DC próximo ao porto, e então ao DC de um retailer, daí para um Cross-docking (ou um DC de passagem), e então para a sua casa....

Mudar porque está muito bom!

Interessante notar a reação da maioria das pessoas que conheço, com a mudança que fiz; falei com quase ninguém antes de decidir, escutei a opinião de menos ainda, e fui tão rápido que quando olharam de novo eu não estava no mesmo lugar. Quando me disseram "achei que você fosse se aposentar lá", tive certeza que minha decisão foi correta. Precisa-se de poucas razões boas para te fazer mudar; mas sempre temos muitas razões ruins para ficar. Não errei o texto e nem você entendeu errado, mesmo tendo boas e lógicas razões para sair, as poucas e fracas razões que eventualmente possamos ter para ficar, nos imobilizam. Ficar parado é a forma mais fácil de Decidir. Está errado? Não necessariamente. Errado é mudar para pior, mudar por mudar, ou mudar porque está difícil ou outras tantas razões que rimam com fuga. A melhor razão para mudar, é porque está tudo bem. Você sabia que a empresa americana Kodak inventou a máquina fotográfica digital, e decidiu não fabricá-la por...