Pois é, parece que quando o povo sossega com os conceitos,
chega alguém e coloca mais alguns. Estudiosos, curiosos, ou gente comum que
trabalha com logística de repente faz aquela cara de “Claro que sei” (mas na
verdade está perdidinho...).
Não é que a gente tem de sentar em cima do que sabe, não que
a coisa toda não evolua, mas quando você vira as costas um minuto e vai
trabalhar, aí alguém te pergunta: o que acha do ‘omni-channel’ x vendas o line x ‘bricks-and-mortar’
“Veja bem... claro..... é a evolução... estamos aí...”
Tudo bem, tenho dois Pós-Docs na área e meio que aconteceu
comigo.
Eu de fato sabia que o Wal-Mart, por exemplo, há um tempo vinha estudando juntar todos os seus canais de venda e cercar completamente o
consumidor, utilizando até corredores de suas lojas para guardar produtos
vendidos na web. Eu sabia que muitas lojas de shopping estavam virando ‘show
room’ e se quisesse comprar algo menos óbvio, vai de multi-chanel, ou seja, vai
mesmo na internet porque no ‘bricks-and-mortar’ o produto não está.
Entendeu? Simples, usa o ‘Omni-channel’ da sua loja e compra
como for mais fácil.
Não é simples? É sim, vamos lá:
Bricks-and-mortar: é a loja física. Você sai de casa e vai ao
shopping (Paulistano vai mesmo!), entra na loja ou no mercado, compra põe na
sacola e leva pra casa.
Através do ‘Multi-Chanel’ você decide se compra on line e
recebe em casa, ou se olha na internet e compra na loja e segura o produto na
mão no momento que compra; ou ainda faz ao contrário, vai na loja, segura e
olha, volta pra casa e compra on line.
‘Omni-channel’ é tudo isso e mais um pouco. O conceito simplificado
de omni é todas as formas (Do Latim: omne: todo; inteiro).
Graficamente e com licença poética:
A evolução nos conceitos de tempo do nosso tempo, onde:
- Pré-História: 10 anos atrás
- Um Tempão atrás: 5 anos
- Quase ontem: no ano passado
- Ontem: Hoje
- Quase hoje: Amanhã (ou daqui uns meses será totalmente realidade)
Assim não se culpe se não sabia o conceito e não se considere
um idiota se achou complicado.
Em suma e simplesmente:
Omni Chanel é o
recurso que grades empresas utilizam para vender o produto por qualquer canal: representantes
pessoas físicas ou jurídicas, lojas, on line, impressora 3D.....; e então disponibilizar o produto por
qualquer canal para entregá-lo.
Exemplos: Você compra on line e vai buscar na loja, compra na
loja e recebe em casa; compra na loja e retira em uma caixa postal, compra on
line e eles colocam no porta malas do seu carro em um horário e local
determinado por você; compra com um representante através de um catálogo e
retira na estação de trem; um drone... bem... você já entendeu.
O Conceito de Logística ‘Omni-channel’ nada mais é
do que viabilizar a venda e acesso do comprador por meio da utilização de todos
os canais disponíveis de uma ampla e eficaz rede simultânea de armazenagem,
movimentação e distribuição, integrando a rede física com avançadas ferramentas
de tecnologia de informação e otimização.
Começam a fazer sentido a utilização do RFID, geladeiras e prateleiras
inteligentes, que compram sem que você peça; a ‘Rede’ que através do estudo de
seus hábitos te avisam o que você deseja (!); e onde é melhor e mais barato
comprar; etc...etc...etc...
O conceito é esse, e aos profissionais de logística cabe a
execução... vai ser divertido
Obrigado e Abraço e ao improvável leitor
Douglas
Tava ancioso por um post novo, nunca ouvi falar destes conceito, mais achei incrivel como a logistica caminha a passos largos, a todo momentos são novas teorias, conceitos, ferramentas , é incrivel...
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