Pular para o conteúdo principal

Carregando o Caminhão!


Perto de completar 30 anos, transportando coisas por ai, acabei acumulando histórias que acho que vale a pena dividir com o pessoal que está nessa vida dura.
Acho que quis começar o blog quando notei que nos congressos, salas de aulas, e BIDs, os cabelos brancos de sempre estavam dando lugar a uma nova gente nova. Uma garotada ansiosa (os "X,Y, Millennium's" da vida nova), procurando encaixar seus MBAs mais rápido que qualquer caminhão.
Não quero ensinar como se faz Logística ou administrar a própria carreira, tão pouco dizer que só é bom o povo do tempo em que motorista de caminhão sabia trocar pneu; mas se a experiência é uma estrada longa e com pouco asfalto, saber dos buracos, ou por onde começar uma pesquisa talvez possa ajudar a tornar a carga mais leve.
Bom... vamos lá, a proposta aqui é mandar aos de pouco juízo que resolveram trabalhar com Logística: histórias, artigos que publiquei, material de aula e pesquisas, e também experiências boas (e outras nem tanto) com gestão de pessoas, tempo e negócios;  lições que tentei aprender com mestres da academia e da estrada que conheci; cargas acumuladas de um sobrevivente, com uma pitada de filosofia rasteira.
Numa era de comunicação de qualquer jeito e pouco preço, é preciso saber separar informação não reciclável do que faz alguma diferença. Espero que esse Transtorno ajude.
Tomara que gostem!
Um abraço e um obrigado ao improvável Leitor!
Douglas Tacla

Postagens mais visitadas deste blog

Trocar ou não Trocar? This is the question

Portuguese and English Em outras palavras: Por que ou quando divorciar e casar com outro provedor de warehousing? Vamos chamar o embarcador ou indústria de cliente de cliente, e o operador logístico ou 3PL de operador. Aqui, o cliente decidiu há tempos se casar com um operador. Agora, o tema é: divorciar e se casar de novo, ou tentar uma reconciliação? Eu costumo dizer que um freight forwarder faz sexo com o cliente, enquanto o operador de contract logistics casa com o cliente. O serviço logístico tem algumas vantagens em relação ao casamento entre pessoas: o contrato é claro e tem tempo determinado, as testemunhas assinam, os advogados brigam antes do casamento, e as partes escrevem o que querem uma da outra. Há coisas em comum também: brigam e se desapontam, não cumprem o que prometeram e, às vezes, na dificuldade, se odeiam e querem se separar. Mas acho que a grande vantagem é que, ao final do contrato, as partes podem seguir seus próprios caminhos sem prejuízos financeiros e até m...

Um aspecto da logística ponta a ponta que poucos veem

Se pensarmos em uma verdadeira logística ponta a ponta, tem uma etapa que poucos conseguem ver. Vamos exemplificar com um caso clássico: o produto sai de uma fábrica em algum lugar da China para a sua casa em São Paulo. Claro, Logística totalmente integrada planejada e executada pela Maersk (#alltheway) De uma fábrica em uma cidade do interior da China, para um Centro de Consolidação e Distribuição (DC), container carregado vai para um depósito de containers (Depot), e então para o porto de Xangai, e aguarda o momento para ser carregado em um Navio para Itapoá em Santa Catarina/Brasil (baita incentivo fiscal que justifica o acréscimo de transporte), de lá vai para um Depot, aguarda o desembaraço, descarregado e vai ao piso, a carga então é consolidada (ainda no Depot), carrega em caminhão, aí pode ir direto ao DC em São Paulo, ou ao um retailer; ou ainda para um DC próximo ao porto, e então ao DC de um retailer, daí para um Cross-docking (ou um DC de passagem), e então para a sua casa....

3PL’s Future Trend in Emerging Markets, the importance of Own Trucks & Maersk Approach

Introduction The global logistics industry spends around US$9 trillion per year to handle goods and move them around the world. Increasingly, this is achieved through 3PL operations. 3PL providers are integrated throughout the supply chain, embracing individual or multiple logistics activities or even providing a unitary process. The outsourcing option also transforms the customer into a potential competitor in providing 3PL services; therefore, the logistics provider has to be better and cheaper than its competitors and customers. The evolution of logistics and greater efficiency of customers has led to decreasing uncertainties in the supply chain in general. This study seeks to answer the main question: What is the trend for a 3PL provider in terms of the business model regarding assets (own trucks) in emerging markets? There are three main approaches to the 3PL strategy: (1) an ‘asset-light’ strategy; (2) subcontract and use its assets; or (3) convert its business model into a ...