Pular para o conteúdo principal

Carregando o Caminhão!


Perto de completar 30 anos, transportando coisas por ai, acabei acumulando histórias que acho que vale a pena dividir com o pessoal que está nessa vida dura.
Acho que quis começar o blog quando notei que nos congressos, salas de aulas, e BIDs, os cabelos brancos de sempre estavam dando lugar a uma nova gente nova. Uma garotada ansiosa (os "X,Y, Millennium's" da vida nova), procurando encaixar seus MBAs mais rápido que qualquer caminhão.
Não quero ensinar como se faz Logística ou administrar a própria carreira, tão pouco dizer que só é bom o povo do tempo em que motorista de caminhão sabia trocar pneu; mas se a experiência é uma estrada longa e com pouco asfalto, saber dos buracos, ou por onde começar uma pesquisa talvez possa ajudar a tornar a carga mais leve.
Bom... vamos lá, a proposta aqui é mandar aos de pouco juízo que resolveram trabalhar com Logística: histórias, artigos que publiquei, material de aula e pesquisas, e também experiências boas (e outras nem tanto) com gestão de pessoas, tempo e negócios;  lições que tentei aprender com mestres da academia e da estrada que conheci; cargas acumuladas de um sobrevivente, com uma pitada de filosofia rasteira.
Numa era de comunicação de qualquer jeito e pouco preço, é preciso saber separar informação não reciclável do que faz alguma diferença. Espero que esse Transtorno ajude.
Tomara que gostem!
Um abraço e um obrigado ao improvável Leitor!
Douglas Tacla

Postagens mais visitadas deste blog

Se Steve Jobs Trabalhasse com Logística....

Li a biografia de Steve Jobs de Walter Isaacson (o livro de capa branca). Aproveitei as férias e devorei o livro. As vezes penso que Deus parou de fabricar gênios. Há quanto tempo não temos gerações de iluminados? Se lembrarmos dos impressionistas, que de uma só vez tivemos Renoir, Degas, Monet, Manet, e Humbrant, só pra citar alguns. Quantos músicos geniais na mesma época, como Mozart, Vivaldi, Beethoven e Bach? Platão definiu a Democracia perfeita antes se quer entendermos os déspostas (que ainda nos perseguem usando um falso populismo ao sul do Novo Mundo). Lembra de quem veio depois de Picasso ou Einstein? Também não lembro. Os historiadores estarão isentos de paixões e poderão ver o que nossas frustrações e emoções não permitem, assim darão à Steve Jobs uma cadeira mais para lá ou mais para cá, no reino dos gênios. Talvez em um patamar bastante inferior aos que citei, mas o fato é que ele foi um gênio. Não só pelo fato de ter reinventado o computador, a forma como nos...

Mudar porque está muito bom!

Interessante notar a reação da maioria das pessoas que conheço, com a mudança que fiz; falei com quase ninguém antes de decidir, escutei a opinião de menos ainda, e fui tão rápido que quando olharam de novo eu não estava no mesmo lugar. Quando me disseram "achei que você fosse se aposentar lá", tive certeza que minha decisão foi correta. Precisa-se de poucas razões boas para te fazer mudar; mas sempre temos muitas razões ruins para ficar. Não errei o texto e nem você entendeu errado, mesmo tendo boas e lógicas razões para sair, as poucas e fracas razões que eventualmente possamos ter para ficar, nos imobilizam. Ficar parado é a forma mais fácil de Decidir. Está errado? Não necessariamente. Errado é mudar para pior, mudar por mudar, ou mudar porque está difícil ou outras tantas razões que rimam com fuga. A melhor razão para mudar, é porque está tudo bem. Você sabia que a empresa americana Kodak inventou a máquina fotográfica digital, e decidiu não fabricá-la por...

Conceitos de Redes de Transportes

Centro de Distribuição; Milk-Run; Cross-Docking, Transit- Point e Merge-Docking 1. Introdução Só saber que Milk Run foi inventado para coletar leite nas fazendas, ou achar que cross-docking é um lugar que a carga passa rapidinho, não é legal para profissionais da área Então, objetivo desse artigo é trazer algumas definições de elementos de Redes de Transporte para o Transporte Rodoviário de Carga (TRC). Cross-docking não é um lugar, é um conceito. Conhecer os conceitos permite a aplicação correta, portanto buscar possibilidades de otimização da cadeia logística; ou seja, maior eficiência com maior ganho financeiro. No final do dia o resultado é o que importa. Esse artigo é uma revisão de um trabalho que fiz no LALT e publiquei na “Mundo Logística” e traz conceitos e aplicações de Cross-docking, Milk-run, Transit-point, e Merge-docking . Quais as possibilidades de fluxo e composição desses elementos na formação de redes de transporte? Embarcar a carga diretamente do fabricante ao...