Com bastante freqüência me perguntam: "preciso voltar a estudar,
que "pós" devo fazer?"
Algumas pessoas fazem uma boa pesquisa sobre
cursos e escolas e querem decidir, meio como quem vai escolher um produto ou um diploma que combina com a decoração .....
difícil ....
Me trazem uma porção de papel ou links, e, querem que eu diga: Puxa, é ótimo!
Me trazem uma porção de papel ou links, e, querem que eu diga: Puxa, é ótimo!
Quase nunca é .... sorry.
Às vezes é difícil opinar porque o amigo, ou a
colega quer fazer um MBA, mas ainda não terminou a base de sua formação técnica, ou
simplesmente não é hora para um MBA.
A pós graduação tem de fazer parte da sua
formação profissional como uma peça que tem de se encaixar, é uma construção e não
o atalho para uma promoção.
Se cada caso é um caso, algumas coisas sempre
valem, tanto para graduação quanto para a pós. Vamos começar pela graduação,
pensando sempre na carreira em Logística:
Graduação
Se você é jovem e está começando sua carreira
em Logística, de preferência por Engenharia ou Administração; se você tem já um
bom tempo de estrada e ainda falta o diploma, os cursos de Logística de dois ou
três anos (terceiro grau) funcionam pra você.
Por que Engenharia?
No Brasil a tradição das melhores faculdades
formadoras de profissionais de Logística está nas Escolas de Engenharia; além
de criar uma base multidisciplinar e um bom ferramental, é onde se desenvolvem
pesquisas e tecnologias.
Na faculdade de engenharia você deve ganhar conhecimentos
e fundamentos de matemática e estatística, aprender a criar e administrar
projetos; você também aprende a conhecer
processos, e ferramentas de simulação e otimização.
Poucas coisas na logística são mais desafiadoras
e gratificantes do que alaborar um desenho de uma operação, fazer com que ela
seja eficiente e de baixo custo, e que de preferência você possa ir para campo
e por pra rodar.
É comum as pessoas pensarem que profissionais
de logística, principalmente Transportes, não precisam ter formação técnica,
sabendo quantas rodas tem um caminhão e quantas pernas tem o motorista já
suficiente, não é.
Só um engenheiro pode fazer? Claro que não, mas
é o curso que dá mais ferramentas para isso.
Por que Administração?
Nos Estados Unidos a tradição das melhores
faculdades formadoras de profissionais de Logística está nas Escolas de
Administração; além de criar uma base financeira, também traz ferramentas
técnicas para trabalhar projetos e otimizações. Há muitas faculdades de
administração no Brasil, se você quer se destacar, e de fato sair preparado,
escolha uma muito boa.
Claro que o forte de uma faculdade de
administração é o preparo para a gestão de negócios e análises financeiras, o
que é muito importante em Logística.
Se você tem mais afinidade para área de humanas
e negócios, faça Administração, e busque pós em áreas técnicas e muita
transpiração na operação do dia a dia.
A Pós!!!!!
Pós tem de ser em escola de primeira linha e fazer
diferença no seu trabalho, na sua performance, e nos seus resultados; você tem
de sair melhor do que entrou, e não só mais pobre.
Acreditem, uma linha no seu cv mostrando uma
pós graduação em faculdade de segunda linha não emociona o entrevistador na
busca de uma boa posição
Se não preencher essas condições, não faça!
Mas já que decidimos que vamos fazer...então
qual?
Não dá pra dizer qual, não sou procurador de
nenhuma; mas podemos entender para que lado vamos.
Insisto: de primeira linha, mesmo.
O ideal é buscar escolas tradicionais como LALT/Unicamp,
Celog/Vanzolini USP, GV, Insper (antiga IBMEC), ILOS, e algumas outras. Há boas
escolas no Brasil todo, se souber o que quer, você vai achar.
Mas antes de buscar a instituição, pense na sua
formação, o que falta e para onde você quer ir. Pra começar, pense na sua formação
acadêmica e na sua experiência profissional, e aí qual será o próximo tijolo.
Caso você seja um engenheiro, e trabalha com
projetos, mas essa será sua primeira pós na área, a melhor opção para você é um
curso de extensão com foco na área técnica de logística. Não é hora de pensar
em finanças e muito menos MBA.
O curso do LALT Unicamp e Celog/Poli, para quem
mora na região de São Paulo, são muito bons, e apesar do conceito gerador ser
um pouco diferente, o currículo é bem semelhante; ambos trazem professores
muito qualificados, com uma mescla interessante entre profissionais e
acadêmicos (na USP mais acadêmicos).
Esse tipo de curso dura cerca de dois anos, duas
vezes por semana e aborda aspectos desde os mais básicos em estrutura até
ferramentas de elaboração de projetos, passando bem (sem ser o objetivo específico)
pela gestão do negócio.
Essa linha é ainda mais indicada para administradores ou outras raças que não tiveram ferramentas mais técnicas de operações.
Serve para todos, então? Geralmente sim; mas principalmente
para aqueles que ainda estão subindo a montanha e atuam mais na operação e
projetos do que em gestão.
Para aqueles que já têm boa experiência prática, sólida formação na área técnica, está ou logo estará mais ligado à gestão, mas não é exatamente um Jack Welch; deve ir para área financeira/administrativa.
Citando dois dos tradicionais, que servem como
parâmetro para busca são CEAG/GV e Financeiros para não financistas da
INPER/IBMEC; mas há muitas opções; os mesmos cursos aplicados em muitas áreas
profissionais servem para Logística, pois aqui o foco não é específico, mas sim
gestão de negócios e finanças.
O ILOS oferece cursos que navegam por mares
pouco navegados até então, buscando mais equilíbrio entre mercado, operações e finanças.
Uma formação que me agrada muito é essa seqüência
acima, fechando com o Mestrado Clássico (strictu senso), ou MBA.
Mestrado ou MBA
Tanto faz? Não, definitivamente não
O Mestrado Strictu Senso deve ser a opção para
quem quer ser muito bom na área técnica, desenvolver-se muito em uma área
específica da logística, e claro manter um pé dentro da Academia.
É muito útil quando você trabalha em empresas
que a logística seja atividade fim e não meio; ajuda bastante na carreira se você
direcionar o seu mestrado para um tema convergente com sua empresa; você ganha
pontos na companhia e todos os dados para a sua dissertação. O Mestrado também te
dá a oportunidade de continuar a pesquisar, publicar artigos e dar aulas, isso
aumenta sua projeção e te dá uma opção de carreira no futuro.
O MBA é o
curso para quem já está mais maduro, vai polir seu currículo e fechar sua formação,
e busca uma posição executiva na gestão do negócio.
Nada é mais importante no MBA do que sua grife;
o nome da Instituição diz o que ela é, e a repercussão positiva ou negativa que
ela fará na sua carreira.
Um MBA sem nome vai mandar a mensagem que você
não teve critérios na escolha, ou capacidade de enfrentar um MBA de verdade.
Networking não é um brinde, mas parte (talvez a mais importante) do MBA, e não
estou falando de colecionar cartões de visita, mas sim escutar e dividir
experiências profissionais e de vida.
Procure saber qual a idade média dos alunos e
critérios de seleção, antes de escolher o MBA, se houverem jovens muito jovens
(jovens todos somos...) é sinal que o curso está querendo encher as salas com
mais vontade do que manter um padrão elevado.
Isso vale pra você também, não faça MBA se você
nasceu nesse século, ou ainda tinha dente de leite quando o Brasil foi Tetra.
Fechando
As carreiras vitoriosas começam na operação,
passam por projetos, suporte a vendas (ou a partir desse ponto a opção
definitiva para a área comercial), e ai sim gestão e liderança.
Líderes que operaram (ou operaram e sempre vão
saber como) levam vantagem. É certo. Por isso a base tem de ser sólida na área
técnica.
Com seus 30 e tantos e já com suas boas pós-graduações,
aí você busca entrar para o clube dos estressados e desesperados executivos; pesquise,
economize e agarre seu MBA.
Lembre que na estrada da sua carreira, se os
seus cursos são a carreta, quem puxa a carga são os seus resultados.
Abraço e um obrigado ao improvável Leitor
Douglas